www.saude.gov.br | www.brasil.gov.br
formulario de login
formulario de busca
fale conosco

Home > Cursos > Gestão de Redes de Atenção à Saúde

A organização de redes de atenção à saúde é estratégica no enfrentamento do maior desafio à consolidação do SUS: a efetiva garantia do direito à atenção integral, resolutiva e de qualidade a todos os cidadãos brasileiros, de acordo com suas necessidades. O Curso em Gestão de Redes de Atenção à Saúde, em nível de especialização, na modalidade a distância, objetiva apoiar a política de constituição de redes, com uma proposta de formação de concepção sistêmica que propicie a compreensão do processo de construção das redes em suas diferentes dimensões e capacite o aluno-profissional a exercer o papel de articulação e integração. A ênfase é no planejamento e gestão, especialmente nas dimensões de diagnóstico e desenho de estratégias de intervenção, na discussão de modelos assistenciais, programação de ações e serviços, organização da atenção e seus mecanismos de gestão com a utilização, em especial, de mecanismos de coordenação assistencial e de gestão da clínica.

Coordenação

  • Marcia Cristina Fausto - Coordenação geral
  • Rosana Kuschnir - Coordenação geral

Objetivos

Apoiar a política de constituição de redes e de (re)instituição do espaço regional, por meio da formação de concepção sistêmica que propicie a compreensão do processo de construção das redes em suas diferentes dimensões e da provisão de base conceitual e instrumental que habilite ao planejamento e gestão de redes de atenção à saúde.

Público-alvo

O curso destina-se aos gestores e técnicos de nível superior das três esferas de gestão do SUS, com atuação na gestão regional, em especial àqueles que compõem as Comissões Intergestores Regionais (CIR) e suas câmaras técnicas, e/ou atuem em secretarias municipais e estaduais de saúde nas áreas de constituição da regionalização e das redes de atenção.

Unidades de Aprendizagem

  • . A política de saúde no Brasil e o sistema único de saúde
  • . Redes de atenção à saúde: conceitos e fundamentos de organização
  • . Conceitos de saúde e doença e perfis epidemiológicos no Brasil
  • . O SUS e as vigilâncias do campo da saúde
  • . Planejamento, organização e gestão de redes de atenção à saúde I: diagnóstico e eleição de estratégias de intervenção
  • . Planejamento, organização e gestão de redes de atenção à saúde II: definindo e organizando linhas de cuidado
  • . Mecanismos e instrumentos de gestão e coordenação em redes de atenção à saúde
  • . A coordenação federativa das redes de atenção à saúde no território

Avaliação

O desempenho do aluno será avaliado mediante um conjunto de atividades encaminhadas à tutoria, as atividades desenvolvidas nos encontros presenciais e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que será apresentado presencialmente, após a finalização do estudo das unidades de aprendizagem. Para aprovação no curso, o aluno deverá alcançar no mínimo nota seis em cada unidade de aprendizagem e no TCC. Para a avaliação serão consideradas coerência, fundamentação, capacidade de argumentação, capacidade de análise crítica da realidade, tendo em vista o que se objetiva desenvolver com o curso. Nos encontros presenciais serão levadas em conta a participação ativa nas discussões e as atividades propostas durante os encontros. A avaliação é expressa em conceitos que correspondem a notas: conceito A/Excelente  notas de 9,0 a 10,0; conceito B/Bom  notas de 7,5 a 8,9; conceito C/Regular  notas de 6,0 a 7,4; conceito D/Insuficiente  notas iguais ou menores a 5,9. A nota/conceito final do aluno sintetiza as notas/conceitos obtidos em cada unidade de aprendizagem. Os alunos com conceito final A, B ou C são aprovados, e os que obtêm conceito D, que expressa a condição de insuficiência, não são aprovados.

Certificação

Certificado de Especialização em Gestão de Redes de Atenção `a Saúde, concedido pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca/Fiocruz. A instituição é credenciada pelo Ministério da Educação para desenvolver educação a distância pela Portaria 1.725/02, de 12/06/02, publicada no DOU de 13/06/02 e republicada em 15/06/02, Parecer CES/CNE nº 098/02.

Área de prática

Política, Gestão e Atenção à Saúde

Nível

Especialização

Natureza

Curso sob demanda

Material didático

Carga horária

432 horas (sendo 360 horas correspondentes às Unidades de Aprendizagem e 72 horas correspondentes aos encontros presenciais) a serem executadas em 54 semanas.

Requisitos para inscrição

Indicação formal do gestor municipal, estadual ou federal. No caso de técnicos municipais, a indicação deve ser referendada pela Comissão Intergestores Regional pertinente; Experiência profissional no sistema de saúde, em cargos de gerência ou de apoio institucional e/ou em processos de formação, em especial no acompanhamento da organização/gestão de redes de atenção; Memorial  relato da trajetória profissional e sua atuação na rede de atenção; Carta de intenção onde estarão explanados os motivos do candidato para a fazer o curso.

Critérios de seleção

A seleção se dará por meio da análise da carta de indicação, do currículo, do memorial e da carta de intenção.