www.saude.gov.br | www.brasil.gov.br
formulario de login
formulario de busca
fale conosco

Home > Cursos > Formação de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde

 O Curso de Formação de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde tem seu eixo na busca de mudança de atitude por parte de todos os atores envolvidos, no que diz respeito a sua prática profissional. A concepção e planejamento pedagógico do curso estão voltados para desenvolver capacidades com o objetivo de apoiar ações de Educação Permanente, compreendida como potente ferramenta de apoio a gestão participativa e reflexão para reformulação da prática. Oferecido na modalidade a distância, com utilização de Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA/ VIASK permite o desenvolvimento de um processo formativo de maior alcance, apresentando-se como ação fundamental e estratégica de capilarização da Política de Educação Permanente.
 O Curso inclui a realização de encontros presenciais que permitem a integração e a troca de experiências, e melhor compreensão das ferramentas utilizadas na modalidade a distância.

Coordenação

Maria Cristina Botelho de Figueiredo

Objetivos

Formar atores vinculados às diferentes práticas e processos de trabalho em saúde, educação e áreas afins, visando ampliar o pensamento crítico e a capacidade de desenvolver ação estratégica para contribuir na implementação de processos de Educação Permanente.

Público-alvo

Atores com possibilidade de contribuir para a construção de cenários que propiciem a reflexão permanente das equipes sobre suas práticas, visando a reformulação dos processos de trabalho, a integração das ações, fortalecimento de coletivos e ampliação da capacidade profissional e institucional.

Avaliação

A avaliação é parte integrante desse processo e será realizada durante o seu desenvolvimento, tendo em vista alguns critérios e as atividades realizadas nas quatro Unidades de Aprendizagem.
A avaliação é expressa em conceitos que correspondem a notas:
A – excelente - 9,0 a 10
B – bom -  7,5 a 8,9
C – regular - 6,0 a 7,4
D – insuficiente - 0 a 5,9
A nota/conceito final do aluno sintetiza as notas/conceitos obtidos em cada Unidade de Aprendizagem ( igual ou maior que 6,0 em cada unidade). Os alunos com conceito final A, B ou C são aprovados, e os que obtêm conceito D, que expressa a condição de insuficiência, não são aprovados.

Certificação

A certificação obedece aos seguintes critérios:

  • Alunos de nível superior - recebem o Certificado de Aperfeiçoamento em Facilitação de  Processos  de Educação Permanente, concedido pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca/Fiocruz. 
  • Alunos de nível médio - recebem o Certificado de Desenvolvimento em Facilitação de Processos de Educação Permanente, expedido pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz.

Área de prática

  • Política, Gestão e Atenção à Saúde
  • Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social

Nível

Aperfeiçoamento

Natureza

Curso sob demanda

Material didático

Carga horária

190 horas, nove meses, distribuídas entre: A)Encontros presenciais - 1º Encontro Presencial - 24 horas; 2º Encontro Presencial - 16 horas. B) Atividades a distância - 150h

Requisitos para inscrição

  • Preenchimento da ficha de inscrição disponível no Portal da EAD.
  • Cumprimento dos requisitos especificados no edital

Critérios de seleção

  • Análise do Currículo Resumido.
  • Análise da Carta de Intenção.
  • Análise de Carta de Indicação (quando houver).