www.saude.gov.br | www.brasil.gov.br
formulario de login
formulario de busca
fale conosco

Home > Cursos > Formação de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde

O Curso de Formação de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde é uma estratégia de implementação da educação permanente como uma forte ferramenta de gestão de processos de trabalho. A concepção e o planejamento pedagógicos do curso contribuem para a construção de cenários que propiciam a reflexão contínua sobre a prática, visando ampliar as capacidades institucionais e profissionais. A estrutura do curso permite a inserção de atores com distintas funções, diferentes experiências e necessidades de formação. Cada unidade de aprendizagem está referenciada a uma dimensão concreta do trabalho pedagógico a ser desenvolvido pelo facilitador de educação permanente, que incorpora processos de trabalho e valoriza a diversidade profissional.

Coordenação

Maria Cristina Botelho de Figueiredo

Objetivos

. Instrumentalizar para a utilização da educação permanente como metodologia para o desenvolvimento de uma consciência crítica, com vistas a mudança de atitudes nos processos de trabalho. . Apresentar o conceito de saúde, segundo uma concepção ampliada e positiva, considerado como direito de cidadania, reconhecido na Constituição do país e materializado nas condições de existência das pessoas e na qualidade de vida das comunidades. . Ampliar a reflexão sobre a importância do trabalho integrado nas áreas da saúde e da educação.

Público-alvo

Profissionais de nível superior da saúde, educação e áreas afins

Unidades de Aprendizagem

  • Integradora
  • Análise do contexto da gestão e das práticas de saúde
  • Práticas educativas no cotidiano do trabalho em saúde
  • Trabalho e relações na produção do cuidado em saúde

Avaliação

Em consonância com a proposta político-pedagógica que orienta o curso, a avaliação é parte integrante do processo de aprendizagem, realizada ao longo do curso, com base em critérios e nas atividades realizadas. A avaliação é prioritariamente formativa, com foco no processo de construção do conhecimento necessário à atuação profissional, buscando sempre valorizar as vivências pessoais e profissionais do aluno, seus conhecimentos prévios e sua história de vida. A avaliação do processo ensino-aprendizagem será expressa em notas. Cada nota corresponde a um conceito, tal como está exemplificado no quadro a seguir: A  excelente - 9,0 a 10 B  bom - 7,5 a 8,9 C  regular - 6,0 a 7,4 D  insuficiente - 0 a 5,9 As notas consideram a realização das atividades de avaliação de cada unidade de aprendizagem, como também a participação ativa nos momentos presenciais e no ambiente virtual de aprendizagem, através de fórum e chats propostos pelo tutor.

Certificação

Os alunos concluintes que cumprirem todas as exigências acadêmicas recebem o Certificado de Aperfeiçoamento em Facilitação de Processos de Educação Permanente, concedido pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca/Fiocruz.

Área de prática

  • Política, Gestão e Atenção à Saúde
  • Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social

Nível

Aperfeiçoamento

Natureza

Curso sob demanda

Material didático

Carga horária

O curso prevê uma carga horária total de 190 horas, distribuídas no período de 9 (nove) meses: " Encontros presenciais 1º Encontro presencial  24 horas 2º Encontro presencial  16 horas " Atividades a distância  150 horas Para obter um bom aproveitamento no processo formativo, o aluno deverá dedicar ao curso de quatro a cinco horas semanais de estudo, considerando as atividades que exigem interlocução em seu local de trabalho.

Requisitos para inscrição

Cada candidato deverá efetivar sua inscrição via internet, por meio do preenchimento da ficha, de inscrição, disponível no endereço eletrônico descrito no edital. Além disso, deverá enviar a documentação exigida para o endereço discriminado no edital. A data final de postagem da documentação está estabelecida no edital.

Critérios de seleção

. Análise dos documentos solicitados no edital . Análise do currículo resumido . Análise da carta de intenção e carta de indicação (quando houver)