Busca
Menu
Você está em:

// Cursos

Gestão em Saúde

O Curso Gestão em Saúde, desenvolvido na modalidade de educação a distância, abrange oito temas/unidades de aprendizagem que são disponibilizados para estudo por meio de material didático digital e de cinco livros impressos. Para o estudo desses temas, são utilizados recursos pedagógicos como a dinâmica de resolução de casos, a realização de atividades individuais e coletivas, e a participação dos alunos em fóruns e chats. O aluno conta, também, com o acompanhamento pedagógico de um professor-tutor, na sede da Coordenação da EAD/ENSP/Fiocruz e/ou nos polos, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB/Capes).

A relação intersetorial da EAD/ENSP/Fiocruz com o Sistema UAB/Capes tem a expectativa de fortalecer a interiorização de processos formativos em pós-graduação lato sensu, e contribuir para melhorar a gestão e ações cotidianas do setor saúde dos municípios envolvidos nessa parceria.

Capa concebida com imagem ou grafismo humano (três figuras humanas juntas), nas cores azul, branco e bege, e uma seta que cruza a capa, da esquerda para direita, apontando para a borda de abertura do livro.

  • Material didático digital: principal forma de estudo, é disponibilizado na web, propiciando um ambiente de aprendizagem motivador e facilitador do estudo.
  • Cadernos de Estudo: em cinco volumes impressos, complementam e auxiliam o estudo do aluno. Possibilitam a leitura dos conteúdos mais densos e estão organizados para remeter o aluno ao AVA, sempre que necessário.
  • Caderno do Aluno: orientações para o curso: visa apoiar o aluno na compreensão da proposta do curso e do modelo pedagógico adotado; ofertar-lhe um pouco da história de nossa instituição; e orientá-lo na organização de seu tempo para os estudos.
  • Caderno do Aluno: orientações para o ambiente virtual de aprendizagem: irá auxiliar o aluno na familiarização com o ambiente mediador do processo de ensino-aprendizagem a distância – o ambiente virtual de aprendizagem (AVA).  
  • CD-ROM: contém grande parte do material didático do curso, tendo sido organizado para propiciar uma navegação simples, que possibilita ao aluno realizar o estudo sem a necessidade de estar conectado à internet todo o tempo.

Técnica de Marcação
Políticas, Gestão e Atenção em Saúde

Total de 380 horas, distribuídas em um período aproximado de 12 meses, sendo 340 horas de estudos a distância e 40 horas presenciais.

  • Políticas de saúde no Brasil e a dinâmica do SUS
  • Conceitos de saúde e doença e perfis epidemiológicos no Brasil
  • Planejamento e organização da Atenção à Saúde
  • Gerência de operações e recursos em saúde
  • Gestão da qualidade em saúde
  • Vigilâncias em saúde
  • Desafios contemporâneos em gestão
  • Metodologia de pesquisa aplicada à gestão em saúde

Objetivos

Habilitar, nas competências básicas para a gestão, profissionais de nível superior que atuam ou queiram atuar em sistemas e serviços de saúde.


Público-alvo

Profissionais que atuam ou queiram atuar na área de gestão de sistemas e serviços de saúde, portadores de diploma de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação.



Requisitos básicos

Preenchimento de ficha de inscrição no portal EAD/ENSP/Fiocruz; possuir escolaridade de nível superior; dispor de recursos ágeis de conectividade com a internet; possuir habilidade para utilizar computadores e os recursos de conectividade internet: e-mail, fórum, chat etc.; ou orientação e apoio para tanto; dispor de pelo menos 10 (dez) horas semanais para se dedicar aos estudos.


Avaliação

O sistema de avaliação é baseado na qualidade e pontualidade na realização das atividades, no desempenho do aluno nessas atividades e na participação nos fóruns de discussão. São consideradas, também, as atividades intermediárias e a participação qualitativa nos fóruns.

Ao final do curso, no terceiro momento presencial obrigatório, o aluno deve apresentar seu Trabalho de Conclusão do Curso (TCC), orientado pelo tutor responsável. São objetos de avaliação: o projeto e a apresentação feita pelo aluno.

A avaliação do aluno é expressa em conceitos, cuja relação com notas é a seguinte:

  • conceito A/Excelente - notas de 9,0 a 10,0;
  • conceito B/Bom - notas de 7,5 a 8,9;
  • conceito C/Regular - notas de 6,0 a 7,4;
  • conceito D/Insuficiente - notas iguais ou menores que 5,9.


A nota final em cada unidade de aprendizagem ou no TCC não poderá ser inferior a 6,0, equivalente ao conceito C (Regular).


Seleção

Para informações referentes a seleção e inscrição em nossos cursos, verifique os editais de seleção, disponíveis em http://www.ead.fiocruz.br/processo-seletivo/todos?formulario=1.


Certificação

Ao aluno concluinte é conferido o certificado de Pós-Graduação Lato Sensu em nível de Especialização em Gestão em Saúde, expedido pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz. A ENSP/Fiocruz é credenciada pelo Ministério da Educação para ofertar cursos de pós-graduação lato sensu nas modalidades presencial e a distância.

 


Técnica de Marcação