Busca
Menu
Você está em:

// Cursos

Gestão de Redes de Atenção à Saúde

A organização de redes de atenção à saúde é estratégica no enfrentamento do maior desafio à consolidação do SUS: a efetiva garantia do direito à atenção integral, resolutiva e de qualidade a todos os cidadãos brasileiros, de acordo com suas necessidades. O Curso em Gestão de Redes de Atenção à Saúde, na modalidade a distância, objetiva apoiar a política de constituição de redes, com uma proposta de formação de concepção sistêmica que propicie a compreensão do processo de construção das redes em suas diferentes dimensões e capacite o aluno-profissional a exercer o papel de articulação e integração. A ênfase é no planejamento e gestão, especialmente nas dimensões de diagnóstico e desenho de estratégias de intervenção, na discussão de modelos assistenciais, programação de ações e serviços, organização da atenção e seus mecanismos de gestão com a utilização, em especial, de mecanismos de coordenação assistencial e de gestão da clínica.

A imagem do material didático apresenta um mapa do Brasil em formato de rede, de cores verde e laranja, com pontos quadriculados, representando os próprios pontos de conexão de uma rede.

  • Caderno do Aluno: apresenta a proposta de formação profissional da Coordenação de Educação a Distância (EAD) da Ensp/Fiocruz; traz as informações necessárias para o caminhar do aluno no curso, propondo uma agenda para os estudos, orientada por um itinerário de aprendizagem, em um espaço de tempo definido; aborda o processo de construção do conhecimento em três atos – estudar, pesquisar e articular o pensar e o agir –, incluindo as diretrizes para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC); orienta o aluno sobre as ferramentas e as formas de utilização do ambiente virtual de aprendizagem (AVA).
  • Livros-textos Gestão de Redes de Atenção à Saúde (vol. 1 e 2): organiza os conteúdos previstos na proposta curricular do curso, propiciando a dinâmica para o estudo do aluno, por meio de estratégias pedagógicas.

Técnica de Marcação
Políticas, Gestão e Atenção em Saúde

412 horas (360 horas correspondem ao estudo das unidades de aprendizagem e 52 horas aos encontros presenciais) a serem executadas em 54 semanas.

19/12/2014 a 20/03/2015.

A seleção se dará por meio da análise da carta de indicação, do currículo, do memorial e da carta de intenção.

  • A política de saúde no Brasil e o sistema único de saúde
  • Redes de atenção à saúde: conceitos e fundamentos de organização
  • Conceitos de saúde e doença e perfis epidemiológicos no Brasil
  • O SUS e as vigilâncias do campo da saúde
  • Planejamento, organização e gestão de redes de atenção à saúde I: diagnóstico e eleição de estratégias de intervenção
  • Planejamento, organização e gestão de redes de atenção à saúde II: definindo e organizando linhas de cuidado
  • Mecanismos e instrumentos de gestão e coordenação em redes de atenção à saúde
  • A coordenação federativa das redes de atenção à saúde no território

Objetivos

Apoiar a política de constituição de redes e de (re)instituição do espaço regional, por meio da formação de concepção sistêmica que propicie a compreensão do processo de construção das redes em suas diferentes dimensões e da provisão de base conceitual e instrumental que habilite ao planejamento e gestão de redes de atenção à saúde.


Público-alvo

Gestores e técnicos de nível superior das três esferas de gestão do SUS, com atuação na gestão regional, em especial àqueles que compõem as Comissões Intergestores Regionais (CIR) e suas câmaras técnicas, e/ou atuem em secretarias municipais e estaduais de saúde nas áreas de constituição da regionalização e das redes de atenção.



Requisitos básicos

Os profissionais deve ter uma Indicação formal do gestor municipal, estadual ou federal. No caso de técnicos municipais, a indicação deve ser referendada pela Comissão Intergestores Regional pertinente; devem ter experiência profissional no sistema de saúde, em cargos de gerência ou de apoio institucional e/ou em processos de formação, em especial no acompanhamento da organização/gestão de redes de atenção; apresentar um memorial – relato da trajetória profissional e sua atuação na rede de atenção; e apresentar uma carta de intenção com as motivações do candidato para fazer o curso.


Avaliação

O desempenho do aluno será avaliado mediante um conjunto de atividades encaminhadas à tutoria, as atividades desenvolvidas nos encontros presenciais e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que será apresentado presencialmente, após a finalização do estudo das unidades de aprendizagem. Para aprovação no curso, o aluno deverá alcançar no mínimo nota seis em cada unidade de aprendizagem e no TCC.

A avaliação é expressa em conceitos que correspondem a notas:

  • conceito A/Excelente – notas de 9,0 a 10,0;
  • conceito B/Bom – notas de 7,5 a 8,9;
  • conceito C/Regular – notas de 6,0 a 7,4;
  • conceito D/Insuficiente – notas iguais ou menores a 5,9.


A nota/conceito final do aluno sintetiza as notas/conceitos obtidos em cada unidade de aprendizagem. Os alunos com conceito final A, B ou C são aprovados, e os que obtêm conceito D, que expressa a condição de insuficiência, não são aprovados.


Seleção

24/06/2015.


Certificação

Ao aluno concluinte é conferido o certificado de Pós-Graduação lato sensu em nível de Especialização em Gestão de Redes de Atenção à Saúde, concedido pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz. A ENSP/Fiocruz é credenciada pelo Ministério da Educação para ofertar cursos de pós-graduação lato sensu nas modalidades presencial e a distância.


Técnica de Marcação
RODAPE
Onde Estamos Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca
Rua Leopoldo Bulhões, 1480
Prédio Prof. Joaquim Alberto Cardoso de Melo
Manguinhos – Rio de Janeiro – RJ CEP: 21041-21
Texto de marcação
  • Coordenação da EAD : Tel. (21) 2598-2996
  • Serviço de Gestão Acadêmica e Qualificação Profissional - SECA Lato E-mail: secalato@ensp.fiocruz.br
  • Processo Seletivo (candidatos aos cursos e público em geral) E-mail: pseletivo@ead.fiocruz.br. Tel: (21) 2598-2951
  • Acompanhamento (alunos dos cursos na modalidade EAD) - E-mail: acompanhamento@ead.fiocruz.br - Tel: (21) 2598-2484
  • Certificação (egressos na modalidade EAD) - E-mail: certificacao@ensp.fiocruz.br - Tel. (21) 2598-2727.
CRÉDITOS
COPYRIGHT © 2017 ENSP/FIOCRUZ.