Busca
Menu
Você está em:

// Cursos

Gestão da Inovação em Medicamentos da Biodiversidade

Este curso, do Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde (NGBS), vem ao encontro das diretrizes previstas no Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos/PNPMF, que expressa as ações decorrentes da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, aprovada por decreto Presidencial n. 5813, de 22 de junho de 2006. O curso utiliza o conceito analítico do Complexo Industrial da Saúde no Brasil, a partir de uma visão dinâmica da inovação comprometida com o retorno social e ambiental. O processo de formação se propõe a capacitar os atores da gestão na elaboração de projetos de intervenção que abarcam o binômio desenvolvimento-biodiversidade. 

A imagem apresenta dois livros. Identidade visual composta pelo recorte do mapa do Brasil, com fundo preenchido pela folha de uma planta e, à frente, fotos sobrepostas que representam os ecossistemas brasileiros. No entorno, há comprimidos.

  • Caderno do aluno - visa apoiar na compreensão da proposta do curso e no modelo pedagógico adotado; busca ofertar um pouco da história da nossa instituição e orientar na organização do tempo para os estudos.  Também irá auxiliar na familiarização com o ambiente mediador do processo de ensino–aprendizagem a distância, o ambiente virtual de aprendizagem.
  • Livro-texto – Gestão da Inovação em Medicamentos da Biodiversidade – é o material de estudo e organiza os conteúdos previstos na proposta curricular. Propicia uma dinâmica para o estudo, por meio de estratégias pedagógicas como reflexões e pesquisas que estimulam a realizar uma análise crítica da realidade, a contextualizar as práticas e a articular teoria e prática, com base na reflexão sobre elas e nos subsídios teóricos estudados.
  • Trajetória de Aprendizagem  - disponível no AVA, contém as atividades a distância e as atividades presenciais, relativas aos módulos que integram as unidades de aprendizagem deste curso. Para a realização das atividades de forma adequada e produtiva, é importante interagir com os tutores, que poderão orientá-lo e reconduzi-lo nesse processo. A avaliação processual das atividades é imprescindível para assegurar uma aprendizagem significativa. 
  • Aulas - veiculadas em material digital e em vídeos gravados especialmente para este curso.
     

Técnica de Marcação
Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social

Total de 360 horas: 40 horas presenciais e 320 horas a distância

  • Momentos presenciais: ocorrerão no Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos) e na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp), na Fiocruz.
  • Duração total do curso: 12 meses.
  • Tempo de dedicação semanal ao curso: 8 horas de estudo para realização das leituras, elaboração das atividades, diálogo com o tutor no esclarecimento de dúvidas e compartilhamento de descobertas, trocas de experiências com outros alunos.

UA I : Biodiversidade

UA II:  Políticas públicas

UA III: Inovação

UA IV: Gestão

UA V: Metodologia científica

 

Objetivos

Qualificar profissionais portadores de diplomas de nível superior para atuarem como gestores, em segmentos da cadeia produtiva de medicamentos da biodiversidade.


Público-alvo

Profissionais portadores de diploma de nível superior, com atuação em diversas áreas relacionadas a medicamentos da biodiversidade. 



Requisitos básicos

  • Preencher a ficha de inscrição disponível no Portal da EAD.
  • Ter conhecimentos nas áreas relacionadas a medicamentos da biodiversidade.
  • Possuir nível superior completo.
  • Dispor de recursos ágeis de conectividade com a internet.
  • Ter habilidade para utilizar computadores e recursos de conectividade (internet, e-mail, fórum, chat etc.), ou orientação e apoio para tanto.
  • Dispor de pelo menos 7 a 8 horas semanais para se dedicar ao estudo. 

Avaliação

A avaliação do desempenho do aluno é um dos componentes do sistema de avaliação proposto para o curso, mas não é o único. O tutor, os materiais didáticos, o curso e o TCC também serão avaliados.

As atividades selecionadas para avaliação, neste curso, tiveram como base conceitual a reflexão sobre os temas norteadores das unidades de aprendizagem e seus módulos, o que possibilita a descoberta ou a revisão de conceitos que subsidiarão uma problematização mais completa e complexa da realidade brasileira, relacionada à Gestão da Inovação em Medicamentos da Biodiversidade. Ao aluno cabe demonstrar a construção de conhecimentos em cada um dos módulos, sendo o seu desempenho avaliado individualmente, de modo processual, de acordo com sua evolução em cada uma das unidades de aprendizagem, por meio das atividades propostas e de sua participação nos fóruns de discussão no decorrer do curso. 


Seleção

Para informações referentes a seleção e inscrição em nossos cursos, verifique os editais de seleção, disponíveis em http://www.ead.fiocruz.br/processo-seletivo/todos?formulario=1.


Certificação

Os alunos aprovados receberão o Certificado de Especialista em Gestão da Inovação em Medicamentos da Biodiversidade.


Técnica de Marcação