Busca
Menu
Você está em:

// Cursos

Gestão da Inovação em Medicamentos da Biodiversidade

Este curso, do Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde (NGBS), vem ao encontro das diretrizes previstas no Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos/PNPMF, que expressa as ações decorrentes da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, aprovada por decreto Presidencial n. 5813, de 22 de junho de 2006. O curso utiliza o conceito analítico do Complexo Industrial da Saúde no Brasil, a partir de uma visão dinâmica da inovação comprometida com o retorno social e ambiental. O processo de formação se propõe a capacitar os atores da gestão na elaboração de projetos de intervenção que abarcam o binômio desenvolvimento-biodiversidade. 

A imagem apresenta dois livros. Identidade visual composta pelo recorte do mapa do Brasil, com fundo preenchido pela folha de uma planta e, à frente, fotos sobrepostas que representam os ecossistemas brasileiros. No entorno, há comprimidos.

  • Caderno do aluno - visa apoiar na compreensão da proposta do curso e no modelo pedagógico adotado; busca ofertar um pouco da história da nossa instituição e orientar na organização do tempo para os estudos.  Também irá auxiliar na familiarização com o ambiente mediador do processo de ensino–aprendizagem a distância, o ambiente virtual de aprendizagem.
  • Livro-texto – Gestão da Inovação em Medicamentos da Biodiversidade – é o material de estudo e organiza os conteúdos previstos na proposta curricular. Propicia uma dinâmica para o estudo, por meio de estratégias pedagógicas como reflexões e pesquisas que estimulam a realizar uma análise crítica da realidade, a contextualizar as práticas e a articular teoria e prática, com base na reflexão sobre elas e nos subsídios teóricos estudados.
  • Trajetória de Aprendizagem  - disponível no AVA, contém as atividades a distância e as atividades presenciais, relativas aos módulos que integram as unidades de aprendizagem deste curso. Para a realização das atividades de forma adequada e produtiva, é importante interagir com os tutores, que poderão orientá-lo e reconduzi-lo nesse processo. A avaliação processual das atividades é imprescindível para assegurar uma aprendizagem significativa. 
  • Aulas - veiculadas em material digital e em vídeos gravados especialmente para este curso.
     

Técnica de Marcação
Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social

Total de 360 horas: 40 horas presenciais e 320 horas a distância

  • Momentos presenciais: ocorrerão no Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos) e na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp), na Fiocruz.
  • Duração total do curso: 12 meses.
  • Tempo de dedicação semanal ao curso: 8 horas de estudo para realização das leituras, elaboração das atividades, diálogo com o tutor no esclarecimento de dúvidas e compartilhamento de descobertas, trocas de experiências com outros alunos.

De 09 /05 a 09/06/2014.

A documentação do candidato indicado será analisada por uma Banca de Seleção que observará as regras do Edital e as normas educacionais e acadêmicas estabelecidas pela ENSP/Fiocruz. Dependendo do número de inscritos, a Banca de Seleção poderá selecionar 20% (vinte por cento) a mais de candidatos que o número de vagas existentes, na condição de suplentes, de modo a assegurar que todas as vagas sejam preenchidas caso algum candidato indicado não atenda aos requisitos necessários para a efetivação de sua matrícula.
A lista de suplentes e as substituições obedecerão a uma ordem de classificação. As substituições ocorrerão somente até o início do curso.

UA I : Biodiversidade

UA II:  Políticas públicas

UA III: Inovação

UA IV: Gestão

UA V: Metodologia científica


Objetivos

Qualificar profissionais portadores de diplomas de nível superior para atuarem como gestores, em segmentos da cadeia produtiva de medicamentos da biodiversidade.


Público-alvo

Profissionais portadores de diploma de nível superior, com atuação em diversas áreas relacionadas a medicamentos da biodiversidade. 



Requisitos básicos

  • Preencher a ficha de inscrição disponível no Portal da EAD.
  • Ter conhecimentos nas áreas relacionadas a medicamentos da biodiversidade.
  • Possuir nível superior completo.
  • Dispor de recursos ágeis de conectividade com a internet.
  • Ter habilidade para utilizar computadores e recursos de conectividade (internet, e-mail, fórum, chat etc.), ou orientação e apoio para tanto.
  • Dispor de pelo menos 7 a 8 horas semanais para se dedicar ao estudo. 

Avaliação

A avaliação do desempenho do aluno é um dos componentes do sistema de avaliação proposto para o curso, mas não é o único. O tutor, os materiais didáticos, o curso e o TCC também serão avaliados.

As atividades selecionadas para avaliação, neste curso, tiveram como base conceitual a reflexão sobre os temas norteadores das unidades de aprendizagem e seus módulos, o que possibilita a descoberta ou a revisão de conceitos que subsidiarão uma problematização mais completa e complexa da realidade brasileira, relacionada à Gestão da Inovação em Medicamentos da Biodiversidade. Ao aluno cabe demonstrar a construção de conhecimentos em cada um dos módulos, sendo o seu desempenho avaliado individualmente, de modo processual, de acordo com sua evolução em cada uma das unidades de aprendizagem, por meio das atividades propostas e de sua participação nos fóruns de discussão no decorrer do curso. 


Seleção

10/07/2014


Certificação

Os alunos aprovados receberão o Certificado de Especialista em Gestão da Inovação em Medicamentos da Biodiversidade.


Técnica de Marcação
RODAPE
Onde Estamos Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca
Rua Leopoldo Bulhões, 1480
Prédio Prof. Joaquim Alberto Cardoso de Melo
Manguinhos – Rio de Janeiro – RJ CEP: 21041-21
Texto de marcação
  • Coordenação da EAD : Tel. (21) 2598-2996
  • Serviço de Gestão Acadêmica e Qualificação Profissional - SECA Lato E-mail: secalato@ensp.fiocruz.br
  • Processo Seletivo (candidatos aos cursos e público em geral) E-mail: pseletivo@ead.fiocruz.br. Tel: (21) 2598-2951
  • Acompanhamento (alunos dos cursos na modalidade EAD) - E-mail: acompanhamento@ead.fiocruz.br - Tel: (21) 2598-2484
  • Certificação (egressos na modalidade EAD) - E-mail: certificacao@ensp.fiocruz.br - Tel. (21) 2598-2727.
CRÉDITOS
COPYRIGHT © 2017 ENSP/FIOCRUZ.