Busca
Menu
Você está em:

// Cursos

Gestão em Saúde da Pessoa Idosa

A proposta do curso Gestão em Saúde da Pessoa Idosa, na modalidade à distancia, surgiu com intuito de proporcionar a qualificação dos gestores do SUS, em consonância com a  Política Nacional de Saúde do Idoso, de forma a capilarizá-la por todo o território nacional.

O envelhecimento da população marca o século XXI pelos impactos já visíveis em todas as dimensões da vida em sociedade. Para o campo das ciências da saúde, traz desafios inéditos e vem requerendo dos cientistas e demais profissionais uma profunda revisão de valores, saberes e práticas construídos ao longo da história.  Grande parte dos profissionais responsáveis pela implementação dos princípios, diretrizes e ações estabelecidos pela Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa ainda carece de uma formação acadêmica específica no campo da saúde do idoso – um campo em construção. Por isso, este curso busca contribuir para uma formação adequada e consistente, que habilite os profissionais com novas competências para exercer o cotidiano da gestão da atenção à saúde dos idosos.

Há a imagem de 3 textos, um vídeo e um CD. A identidade visual do curso é predominantemente roxa e há a imagem do mapa do Brasil e fotos de diferentes idosos, demonstrando a diversidade brasileira.

  • Trajetória on-line: disponibilizada na web por meio do AVA/Viask, propiciando um ambiente de aprendizagem motivador e facilitador do estudo. Animações, ícones, boxes, cores, figuras, fotos etc. são empregados para destacar os diversos recursos que permeiam este material. 
  • CD-ROM: nele está contido o material didático do curso. Foi organizado para propiciar uma navegação simples e possibilita a realização do estudo sem a necessidade de estar conectado à internet.  Com o CD-ROM há possibilidade de imprimir qualquer trecho ou arquivo do curso contido na “Biblioteca”. 
  • Caderno do Aluno: encontra-se disponível no AVA e no CD-ROM. Visa apoiar na compreensão da proposta e da perspectiva pedagógica do curso e orientar quanto às normas acadêmicas e à organização do seu tempo para os estudos. Contém, também, orientações para utilização do ambiente virtual de aprendizagem Viask. 

Técnica de Marcação
Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social

432 horas a distância e 24 horas presenciais, perfazendo um total de 456 horas, distribuídas pelo período de aproximadamente quatorze meses.

De 28/03 a 17/04/2017.

O processo de seleção conta com uma comissão composta pela coordenação do curso e por profissionais da EAD/ENSP/FIOCRUZ. O processo de seleção consiste em análise objetiva da Carta de Indicação Institucional e da documentação enviada pelos candidatos.

 

  • UA1: Fundamentos do Sistema Único de Saúde e suas interrelações com o envelhecimento
  • UA2: Reconhecendo Problemas e tomando decisões
  • UA3: Gestão da atenção à saúde
  • UA4: Cuidado e atenção à saúde da pessoa idosa - da promoção à reabilitação
  • UA5: Funções gestoras e seus instrumentos
  • UT: Metodologia científica

Objetivos

Qualificar profissionais do SUS para planejar, gerenciar e avaliar políticas, programas e serviços dirigidos à saúde da população idosa.


Público-alvo

Profissionais das áreas de gestão de saúde da pessoa idosa dos estados e municípios (capitais).



Requisitos básicos

Possuir escolaridade de nível superior; dispor de recursos ágeis de conectividade por via internet; possuir habilidade suficiente para utilizar computadores e os recursos de conectividade, internet, e-mail, fórum, chat, etc. ou orientação e apoio para tanto; dispor de pelo menos 8 (oito) horas semanais para se dedicar ao curso.


Avaliação

O desempenho será avaliado individualmente, de modo processual, de acordo com a evolução em cada uma das unidades de aprendizagem. Ao longo das unidades de aprendizagem existem dois tipos de atividades: atividades de portfólio e os fóruns. As atividades de portfólio buscam a reflexão a partir da realidade do aluno, agregando os conhecimentos conceituais construídos ao longo do curso, percepções e vivências. Os fóruns visam a interação e troca de visões entre os colegas da turma e o tutor, possibilitando o confronto de realidades diversas.

Além das unidades de aprendizagem, haverá uma avaliação presencial e a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Todas as notas atribuídas serão registradas no AVA pelo tutor e podem variar de zero a dez (0,0 a 10,0). Elas serão convertidas automaticamente pelo sistema de gestão acadêmica on-line em conceitos A, B, C ou D. A conversão de suas notas em conceitos obedece à equivalência estabelecida no Regulamento de Ensino da ENSP (ESCOLA NACIONAL
DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA, 2015). 


Seleção

23/05/2017


Certificação

A finalização do curso permite receber o certificado de Especialização em Gestão em Saúde da Pessoa Idosa, pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz), o qual virá acompanhado do seu histórico escolar, com duração, carga horária e nota/conceito de cada unidade de aprendizagem. 


Técnica de Marcação
RODAPE
Onde Estamos Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca
Rua Leopoldo Bulhões, 1480
Prédio Prof. Joaquim Alberto Cardoso de Melo
Manguinhos – Rio de Janeiro – RJ CEP: 21041-21
Texto de marcação
  • Coordenação da EAD : Tel. (21) 2598-2996
  • Serviço de Gestão Acadêmica e Qualificação Profissional - SECA Lato E-mail: secalato@ensp.fiocruz.br
  • Processo Seletivo (candidatos aos cursos e público em geral) E-mail: pseletivo@ead.fiocruz.br. Tel: (21) 2598-2951
  • Acompanhamento (alunos dos cursos na modalidade EAD) - E-mail: acompanhamento@ead.fiocruz.br - Tel: (21) 2598-2484
  • Certificação (egressos na modalidade EAD) - E-mail: certificacao@ensp.fiocruz.br - Tel. (21) 2598-2727.
CRÉDITOS
COPYRIGHT © 2017 ENSP/FIOCRUZ.