Busca
Menu
Você está em:

// Cursos

Impactos da Violência na Escola

O Curso Impactos da Violência na Escola, originado da parceria entre o Departamento de Estudos sobre Violência e Saúde Jorge Careli (Claves), a Coordenação de Educação a Distância (EAD/Ensp) e o Ministério da Educação (MEC), por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB)/Capes, surge a partir da demanda pela qualificação de profissionais para melhor atuarem na gestão e na atenção às pessoas em situação de violência nos serviços públicos de saúde. Possui como propósito fomentar práticas de diálogo que resultem em uma perspectiva mais ampliada, na melhoria da construção de conhecimentos sobre formas de enfrentamento de violações de direitos de crianças e adolescentes em todo o território nacional.

A imagem do material procura retratar o ambiente escolar, utilizando traços simples, num estilo pictórico, sem muito colorido, com prevalência da cor laranja esmaecido na capa. Trata-se de uma cena escolar concebida em dois planos. No primeiro aparecem os

  • Caderno do Aluno: apresenta a proposta de formação profissional da EAD/ENSP/Fiocruz, o contexto da oferta de curso, a proposta pedagógica, a estrutura e a dinâmica dos trabalhos, o conjunto dos materiais didáticos, o sistema de acompanhamento e o percurso de aprendizagem.
  • Livro-texto Impactos da Violência na Escola: organiza os conteúdos previstos na  proposta curricular o curso, abordando temas como cultura de educação em direitos humanos; violência e manifestações na escola; gênero, sexualidade e raça; violência familiar e escola; promoção da saúde e prevenção da violência na escola; rede de proteção de crianças e adolescentes; projeto de intervenção local para enfrentar a violência na escola.

Técnica de Marcação
Vigilâncias em Saúde

448 horas (12 meses), com três encontros presenciais (48 horas) e atividades a distância (400 horas).

09/05/2016 a 24/06/2016.

O processo de seleção será realizado por uma Comissão definida pela coordenação do curso, com apoio do Serviço de Gestão Acadêmica (SECALato) da ENSP/Fiocruz. O processo de seleção consiste na avaliação do currículo e da carta de intenção do candidato, bem como na análise objetiva da documentação exigida.

  • Bases conceituais da violência e educação em direitos humanos
  • Violências que se expressam na escola
  • Violência familiar e rede de proteção de crianças e adolescentes
  • Promoção da saúde e prevenção da violência na escola
  • Metodologia científica

Objetivos

Propiciar o desenvolvimento de competências conceituais, comunicativas, interpessoais e políticas, por meio de estudos e reflexões que ofereçam subsídios para uma atuação direta ou indireta com pessoas em situação de violência no ambiente escolar.


Público-alvo

Destina-se prioritariamente a profissionais de educação com nível superior da rede pública de ensino e aos demais membros da comunidade escolar.



Requisitos básicos

Possuir escolaridade de nível superior; possuir habilidade para utilizar computadores e dispor de recursos ágeis de conectividade com internet, e-mail, fórum, chat etc.


Avaliação

O curso prevê a realização de atividades referentes às unidades de aprendizagem, individuais e coletivas; fóruns e chats no ambiente virtual de aprendizagem e TCC, além da construção do projeto de intervenção. O processo de avaliação se dá dentro de uma perspectiva formativa e, portanto, acontece no decorrer do curso, com o acompanhamento do tutor docente.


Seleção

22/07/2016.


Certificação

Ao aluno concluinte é conferido o certificado de Pós-Graduação Lato Sensu em nível de Especialização em Impactos da Violência na Escola, expedido pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz. A ENSP/Fiocruz é credenciada pelo Ministério da Educação para ofertar cursos de pós-graduação lato sensu nas modalidades presencial e a distância.

 


Técnica de Marcação
RODAPE
Onde Estamos Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca
Rua Leopoldo Bulhões, 1480
Prédio Prof. Joaquim Alberto Cardoso de Melo
Manguinhos – Rio de Janeiro – RJ CEP: 21041-21
Texto de marcação
  • Coordenação da EAD : Tel. (21) 2598-2996
  • Serviço de Gestão Acadêmica e Qualificação Profissional - SECA Lato E-mail: secalato@ensp.fiocruz.br
  • Processo Seletivo (candidatos aos cursos e público em geral) E-mail: pseletivo@ead.fiocruz.br. Tel: (21) 2598-2951
  • Acompanhamento (alunos dos cursos na modalidade EAD) - E-mail: acompanhamento@ead.fiocruz.br - Tel: (21) 2598-2484
  • Certificação (egressos na modalidade EAD) - E-mail: certificacao@ensp.fiocruz.br - Tel. (21) 2598-2727.
CRÉDITOS
COPYRIGHT © 2017 ENSP/FIOCRUZ.