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Segurança do Paciente em Maternidades

Para contribuir com o aprimoramento do Sistema Único de Saúde, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca tem oferecido cursos e materiais que auxiliam os profissionais de saúde a se aproximarem desse tema. Nesse sentido, já foram ofertados cursos de especialização em segurança do paciente e, agora, inauguramos uma nova oferta, no nível de qualificação profissional, voltada aos profissionais de saúde que atuam em maternidades e nas áreas de saúde da mulher ou da criança. Este curso busca contemplar as especificidades dessa área de atenção à saúde, sem perder, no entanto, sua vinculação ao arcabouço de fundamentos que constituíram os cursos anteriores. Trata-se de uma iniciativa que pretende abrir mais uma vereda na área da segurança do paciente, para que os cuidados sejam cada vez mais efetivos e que protejam a mãe e seu bebê de riscos e de danos evitáveis.

 

 

A imagem demonstra o caderno do aluno e telas do Percurso de aprendizagem. A identidade visual apresenta a reprodução da escultura de Hipócrates, pai da medicina ocidental, com a sua face grega talhada com pedaços de texto referentes ao juramento médico.

  • Caderno do Aluno: apresenta a proposta do curso e do modelo pedagógico adotado. Traz um pouco da história de nossa instituição, orientações quanto à organização do tempo para os estudos e também sobre a utilização do AVA.
  • PerCurso de Aprendizagem: é o material que estrutura a dinâmica do curso, norteando sua caminhada por meio das atividades propostas. Construído em formato multimídia, além de apresentar todas as atividades do curso, possibilita o acesso a vídeos, textos e demais materiais que subsidiam a realização das atividades.
  • Biblioteca multimídia: contém o material completo do curso, inclusive os materiais complementares, tais como vídeos, documentos, artigos etc. com o propósito de enriquecer a atuação na prática cotidiana.   

Técnica de Marcação
Políticas, Gestão e Atenção em Saúde

Carga horária de 180 horas e duração máxima de seis meses. O aluno deve dedicar uma carga horária mínima de sete a oito horas semanais de estudo para seu bom aproveitamento.

  • Qualidade em saúde e segurança do paciente: aspectos fundamentais
  • Morbi-mortalidade e eventos adversos
  • Abordagens e Estratégias

Objetivos

Contribuir para a melhoria do cuidado e o desenvolvimento da cultura de segurança na assistência ao parto e ao nascimento, em diálogo com as boas práticas, de forma a tornar o cuidado efetivamente seguro como um direito da mulher e do recém-nato.


Público-alvo

Profissionais de saúde, de nível superior, prioritariamente médicos e enfermeiros, que atuam nos núcleos de segurança do paciente ou na assistência ao parto e ao nascimento; e nas instituições de saúde gestoras do SUS em atividades de coordenação estadual/nacional da atenção materno-infantil.



Requisitos básicos

Atuar profissionalmente nos estabelecimentos de saúde ou em atividades de coordenação de ações da atenção obstétrica e neonatal; ter habilidade para utilizar computadores e dispor de recursos ágeis de conectividade - internet, e-mail, fórum e chat; ter disponibilidade de oito horas semanais para o exercício de atividades a distância do curso; apresentar Carta de Indicação Institucional que deverá ser assinada pelo responsável, informando a indicação e a liberação do profissional para o curso.


Avaliação

A avaliação é formativa, com foco no processo de construção do conhecimento e de desenvolvimento das capacidades necessárias à atuação profissional, buscando sempre valorizar as vivências pessoais e profissionais do aluno. O desempenho nas atividades, individuais ou coletivas, recebe comentários do tutor, que ficam registrados no AVA. Não será atribuída uma nota/conceito para cada produção em particular, mas para o conjunto de todas as produções relativas a uma mesma unidade, de modo a abarcar o processo formativo do aluno com os avanços e conquistas inerentes à aprendizagem ao longo da unidade em sua totalidade.

A conversão das notas em conceitos obedece à equivalência estabelecida no Regulamento de Ensino da ENSP aprovado em dezembro de 2015:

  • conceito A (Excelente):  notas de 9,0 a 10,0;
  • conceito B (Bom ):  notas de 7,5 a 8,9;
  • conceito C (Regular):  notas de 6,0 a 7,4;
  • conceito D (Insuficiente):  notas iguais ou menores do que  5,9.

A nota/conceito final do aluno sintetiza as notas/conceitos obtidos em cada unidade de aprendizagem. Os alunos com conceito final A, B ou C são aprovados, e os que obtêm conceito D não são aprovados.


Seleção

Para informações referentes a seleção e inscrição em nossos cursos, verifique os editais de seleção, disponíveis em http://www.ead.fiocruz.br/processo-seletivo/todos?formulario=1.


Certificação

Ao final do curso, os alunos que cumprirem todas as exigências de entrega de atividades e avaliação satisfatória, bem como cumprirem os requisitos do Regulamento de Ensino da ENSP, receberão o certificado de Qualificação Profissional em nível de Aperfeiçoamento outorgado pela instituição.  


Técnica de Marcação