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Tecnologias Educacionais para a Prática Docente no Ensino da Saúe na Escola

O curso está estruturado em três dimensões principais que constituem o fio condutor de estratégias didáticas que estimulam o pensamento crítico do docente, tendo como tônica a relação entre teoria e a realidade escolar. Para tanto são previstos momentos de reflexão, de construção individual, de compartilhamento e de construção coletiva, apoiados por um professor-tutor que acompanha os educandos/docentes presencialmente e a distância, durante o percurso de aprendizagem.

É ofertado em 12 polos de apoio presencial da UAB, nos municípios dos Estados do Acre, Ceará, Tocantins, Minas Gerais, Espírito Santos, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

É na interface entre os campos da saúde, educação e de tecnologias educacionais, no conceito ampliado de saúde, na perspectiva emancipadora dos processos educativos e na visão crítica sobre uso educacional de tecnologias digitais de comunicação e informação (TDIC) que o curso se situa e justifica sua relevância.

Coordenadoras: Profa. Dra.  Elomar Castilho Barilli e  Profa. Dra.Rosely Magalhães de Oliveira

O material didático é um componente essencial do curso. Está organizado em um conjunto didático composto pelo caderno do aluno, um material denominado trilhas de aprendizagem no formato de uma revista digital e uma midiateca.  O caderno do aluno apresenta orientações e ajuda na compreensão da proposta do curso (modelo pedagógico adotado, na organização do tempo para estudos e também sobre o uso da plataforma virtual).  As trilhas de aprendizagem, estrutura a dinâmica do curso,  apresentando todas as atividades propostas e  norteando a caminhada do aluno e; a midiateca contendo materiais complementares em diferentes formatos.

Técnica de Marcação
Outras

Total de 400 horas, sendo 48 presenciais, 322 a distância e mais 30 para elaboração do trabalho final (TCC), com duração de 12 meses

  • Preencher a ficha de inscrição no Portal EAD/ENSP/Fiocruz
  • Possuir escolaridade de nível superior
  • Estar desempenhando atividades de ensino
  • Dispor de recursos ágeis de conectividade com a internet
  • Possuir habilidade para utilizar computadores e os recursos de conectividade internet: e-mail, fórum, chat etc., ou orientação e apoio para tanto
  • Dispor de pelo menos 10 (dez) horas semanais para dedicar-se aos estudos do curso
  • Análise do currículo
  • Análise da carta de intenção e da declaração institucional
  • Participação do candidato selecionado no primeiro encontro presencial, no polo de inscrição

 

  • UA I – Cada escola uma história
  • UA II – Um olhar ampliado para a escola
  • UA III – Plano-ação: integrando saúde e TDIC na escola
  • UA IV – Estruturando um caminho para a ação (unidade transversal

Objetivos

  • Propiciar a reflexão sobre a relação educação e saúde, na perspectiva da participação cidadã e da construção compartilhada de conhecimentos, saberes e práticas.
  • Promover a reflexão crítica sobre a apropriação da tecnologia educacional no fazer docente (suas características, dimensões, necessidades e implicações).
  • Contribuir para o desenvolvimento de práticas educativas críticas mediadas pelas TDIC, tendo a saúde como tema integrador.

Público-alvo

Prioritariamente, professores da educação básica das diferentes áreas do conhecimento e profissionais da saúde que desenvolvem atividades no ensino, com experiência docente comprovada e habilidades no manuseio de ferramentas digitais.



Requisitos básicos

  • Preencher a ficha de inscrição no Portal EAD/ENSP/Fiocruz
  • Possuir escolaridade de nível superior
  • Estar desempenhando atividades de ensino
  • Dispor de recursos ágeis de conectividade com a internet
  • Possuir habilidade para utilizar computadores e os recursos de conectividade internet: e-mail, fórum, chat etc., ou orientação e apoio para tanto
  • Dispor de pelo menos 10 (dez) horas semanais para dedicar-se aos estudos do curso

Avaliação

A avaliação do desempenho do educando/docente acontece no decorrer do curso, englobando ações de acompanhamento e de avaliação. As ações de acompanhamento dizem respeito à realização das atividades previstas e ao grau de participação e interesse do educando/docente nas atividades do curso. Essas ações não implicam necessariamente notas, pois seu sentido maior é identificar necessidades de aprendizagem ao longo da formação e a qualificação da avaliação do educando/docente.

Para a análise do desempenho em cada unidade e no curso, em sua totalidade, serão observados aspectos, como: discussão das questões relacionadas ao conteúdo; reflexão sobre as experiências apresentadas, articulando-as à base teórica trabalhada; promoção e participação nas discussões com os colegas; articulação de práticas com reflexões teóricas para maior compreensão sobre o contexto de trabalho; comprometimento com a execução do cronograma.   

O cálculo da nota final do educando/docente no curso é a média aritmética das notas obtidas em cada unidade de aprendizagem.  

A avaliação do educando/docente é expressa em conceitos, cuja relação com notas é a seguinte:

  • conceito A/Excelente: notas de 9,0 a 10,0;
  • conceito B/Bom: notas de 7,5 a 8,9;
  • conceito C/Regular: notas de 6,0 a 7,4;
  • conceito D/Insuficiente: notas iguais ou menores que 5,9.

Seleção

A seleção dos candidatos é feita por meio de chamada pública (Edital), verificando-se os critérios de seleção.

 


Certificação

O educando/docente será considerado formado se cumprir, simultaneamente, as seguintes exigências: 

  • estar presente em, pelo menos, 75% da carga horária de cada encontro presencial;
  • realizar todas as atividades propostas pelo curso;
  • alcançar, no mínimo, o conceito C em cada unidade de aprendizagem e no TCC;
  • cumprir o prazo máximo estabelecido para finalização das unidades de aprendizagem e do TCC.

Ao educando/docente que concluir o curso de 400 horas será conferido o Certificado de Especialização em Tecnologias Educacionais para a Prática Docente no Ensino da Saúde na Escola.


Técnica de Marcação
RODAPE
Onde Estamos Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca
Rua Leopoldo Bulhões, 1480
Prédio Prof. Joaquim Alberto Cardoso de Melo
Manguinhos – Rio de Janeiro – RJ CEP: 21041-21
Texto de marcação
  • Coordenação da EAD : Tel. (21) 2598-2996
  • Serviço de Gestão Acadêmica e Qualificação Profissional - SECA Lato E-mail: secalato@ensp.fiocruz.br
  • Processo Seletivo (candidatos aos cursos e público em geral) E-mail: pseletivo@ead.fiocruz.br. Tel: (21) 2598-2951
  • Acompanhamento (alunos dos cursos na modalidade EAD) - E-mail: acompanhamento@ead.fiocruz.br - Tel: (21) 2598-2484
  • Certificação (egressos na modalidade EAD) - E-mail: certificacao@ensp.fiocruz.br - Tel. (21) 2598-2727.
CRÉDITOS
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