Busca
Menu
Você está em:

// Cursos

Curso Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente

Esse curso, originalmente, é fruto de uma parceria entre a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) e a Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa. A oferta de um curso abordando esses temas configura-se como uma ação estratégica para implementação do Programa Nacional de Segurança do Paciente.

O curso fundamenta-se na valorização das experiências e vivências dos alunos-profissionais, de forma a propiciar a mobilização de saberes e a reconstrução do conhecimento existente, utilizando a lógica do desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes. Privilegia o pensamento autônomo e a visão crítica e enfatiza o domínio técnico com o objetivo de resolver problemas encontrados em sua realidade. 

Essa nova edição do curso contou com a parceria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa/MS) e está voltada para os profissionais da rede hospitalar, da vigilância sanitária e da gestão da atenção em saúde, de forma a contribuir para o diálogo entre esses profissionais em prol da melhoria da qualidade dos serviços de saúde.
 

A capa apresenta a reprodução da escultura de Hipócrates, pai da medicina ocidental, com a sua face grega talhada com pedaços de texto referentes ao juramento médico. A capa é branca, com o nome do curso em fonte vermelha, e a impressão das

  • Caderno do Aluno: apoia o aluno na compreensão da proposta do curso e do modelo pedagógico adotado, trazendo orientações sobre o caminho que ele irá percorrer em busca de seus objetivos, durante seu estudo a distância.
  • Percurso de Aprendizagem: é o material didático digital construído em formato multimídia, que estrutura a dinâmica do curso, norteando a caminhada do aluno, por meio das atividades propostas. Além dessas atividades, o material também possibilita o acesso a vídeos, a textos e aos capítulos dos dois livros-textos do curso.
  • Livros-texto Segurança do paciente: conhecendo os riscos nas organizações de saúde e Segurança do paciente: criando organizações de saúde seguras: é o material básico para o estudo do aluno, que contempla as unidades de aprendizagem.

Técnica de Marcação
Políticas, Gestão e Atenção em Saúde

408 horas de atividades a distância e três encontros presenciais, totalizando 448 horas, distribuídas em um período de 13 meses.

A inscrição do aluno se dará no período de 28/01/2019 à 28/02/2019

Para inscrição, o aluno deverá atender, rigorosamente, às exigências editalícias.

O processo seletivo será realizado por uma Comissão de Seleção composta por membros da Coordenação do Curso, que observarão as regras do edital e as normas educacionais e acadêmicas estabelecidas pela ENSP/Fiocruz. A seleção consistirá na análise objetiva da documentação exigida e da carta de indicação institucional.

  • Qualidade em saúde e segurança do paciente: aspectos fundamentais
  • Avaliação e gestão do risco em organizações de saúde
  • A gestão em saúde e segurança do paciente: aspectos transversais e transdisciplinares
  • Metodologia científica

Objetivos

  • Proporcionar o desenvolvimento de competências e conhecimentos científicos sobre as questões da qualidade e da segurança do paciente como questões-chave da prestação de cuidados de saúde, para tornar o cuidado em saúde mais seguro. 
  • Estimular a participação de profissionais de uma mesma organização, de forma que, por meio do fortalecimento do trabalho em equipe, propicie crescimento individual do aluno e da instituição na qual ele está inserido.

Público-alvo

  • Profissionais que atuam nos serviços de saúde, preferencialmente médicos, enfermeiros e farmacêuticos – aproximadamente 888 vagas
  • Trabalhadores das secretarias estaduais de saúde que atuam no campo da vigilância sanitária de serviços de saúde e de outras áreas vinculadas à segurança do paciente; representantes do Comitê de Implementação do Programa Nacional de Segurança do Paciente (CIPNSP) que atuam em órgãos federais envolvidos com a segurança do paciente – cerca de 112.


Requisitos básicos

  1. Atuar profissionalmente em: hospitais públicos acima de 100 leitos, hospitais públicos de ensino de 100 leitos; hospitais públicos universitários acima de 100 leitos (incluindo os que fazem parte da EBSERH), hospitais filantrópicos acima de 100 leitos (com pelo menos 60% de leitos do SUS).
  2. Atuar em secretarias estaduais de saúde: representantes das secretarias estaduais de saúde que atuam na vigilância sanitária de serviços de saúde ou que sejam de outras áreas com atuação em segurança do paciente.
  3. Atuar no CIPNSP: representantes da Anvisa, do Ministério da Saúde, da ANS, da Fiocruz, da Ebserh Sede, do Conass ou do Conasems.
  4. Apresentar carta de indicação assinada pelo responsável, informando a indicação e a liberação do profissional para o curso.
  5. Ter habilidade para utilizar computadores e dispor de recursos ágeis de conectividade: internet, e-mail, fórum e chat.
  6. Disponibilidade de 08 (oito) horas semanais para o curso.

Avaliação

A avaliação de desempenho do aluno ocorre ao longo do curso e engloba ações de acompanhamento e de avaliação das atividades propostas. As ações de acompanhamento dizem respeito às atividades previstas nas unidades de aprendizagem e ao grau de participação e interesse do aluno nas atividades presenciais e a distância.

A nota/conceito final do aluno no curso é calculada com base nas notas/conceitos obtidos nas atividades de avaliação a distância e das duas avaliações presenciais. A conversão das notas em conceitos obedece à equivalência estabelecida no Regulamento de Ensino da ENSP, aprovado em dezembro de 2015, a saber:

  • conceito A/Excelente – notas de 9,0 a 10,0
  • conceito B/Bom – notas de 7,5 a 8,9
  • conceito C/Regular – notas de 6,0 a 7,4
  • conceito D/Insuficiente – notas iguais ou menores a 5,9.

A nota/conceito final do aluno sintetiza as notas/conceitos obtidos em cada unidade de aprendizagem. Os alunos com conceito final A, B ou C são aprovados, e os que obtêm conceito D, que expressa a condição de insuficiência, não são aprovados.


Seleção

De 28/02/2019 a 22/03/2019


Certificação

Ao final do curso, a ENSP/Fiocruz irá conferir os certificados de especialização aos alunos que cumprirem as exigências acadêmicas: realizar todas as atividades propostas; alcançar, no mínimo, o conceito C em cada uma das unidades de aprendizagem, nas duas avaliações presenciais e no Trabalho de Conclusão do Curso (TCC); cumprir o prazo máximo de finalização das unidades e do TCC, a contar da data de início do curso; entregar a documentação completa exigida no momento da matrícula.


Técnica de Marcação
RODAPE
Onde Estamos Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca
Rua Leopoldo Bulhões, 1480
Prédio Prof. Joaquim Alberto Cardoso de Melo
Manguinhos – Rio de Janeiro – RJ CEP: 21041-21
Texto de marcação
  • Coordenação da EAD : Tel. (21) 2598-2996
  • Serviço de Gestão Acadêmica e Qualificação Profissional - SECA Lato E-mail: secalato@ensp.fiocruz.br
  • Processo Seletivo (candidatos aos cursos e público em geral) E-mail: pseletivo@ead.fiocruz.br. Tel: (21) 2598-2951
  • Acompanhamento (alunos dos cursos na modalidade EAD) - E-mail: acompanhamento@ead.fiocruz.br - Tel: (21) 2598-2484
  • Certificação (egressos na modalidade EAD) - E-mail: certificacao@ensp.fiocruz.br - Tel. (21) 2598-2727.
CRÉDITOS
COPYRIGHT © 2017 ENSP/FIOCRUZ.