saltar para o conteúdo da página
formulario de login
formulario de busca
fale conosco

Home > Notícias

31.05.2016

Notícias

ENSP auxiliará El Salvador no desenvolvimento da Escola de Governo em Saúde

Com o objetivo de apoiar o desenvolvimento institucional da Escola de Governo em Saúde do Instituto Nacional de Saúde de El Salvador, a ENSP recebeu a visita, neste mês de maio, de uma delegação do referido instituto. Trata-se de uma atividade de cooperação internacional com a instituição, cuja missão é tornar-se referência em pesquisa e desenvolvimento de recursos humanos em saúde para El Salvador. O vice-diretor da Escola de Governo em Saúde da ENSP, Frederico Peres, ressaltou a honra da Escola em participar dessa parceria, não apenas por já existir a tradicional colaboração com o país, mas, segundo ele, especialmente porque esse acordo segue a linha do programa de ação da Escola de Governo em Saúde, que visa fundamentar e fortalecer as capacidades formativas em saúde pública de toda a região latino-americana, para apoiar e consolidar os programas, serviços e sistemas de saúde.

Seminário sobre direito à saúde encerra curso direcionado ao MP

Com o propósito de intensificar o diálogo entre os campos da Saúde Coletiva e da Justiça e, assim, contribuir para a efetivação do direito à saúde, a ENSP realizou - por meio de parceria entre a Comissão Permanente de Defesa da Saúde, do Grupo Nacional de Direitos Humanos, do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União e o Ministério da Saúde -, o curso de aperfeiçoamento em Política e Gestão da Saúde Pública para o Ministério Público, oferecido na modalidade a distância e envolvendo cerca de 140 alunos. Para marcar o fim desse ciclo, nos dias 30 e 31 de maio, será realizado o último encontro presencial do curso com o seminário A sustentabilidade do direito à saúde e do Sistema Único de Saúde. O encontro, fechado ao público, conta com a presença de representantes dos diversos órgãos envolvidos na parceria. 

GT da Abrasco: Em defesa da democracia, dos direitos sociais e o SUS

O Grupo de Trabalho em Saúde e Ambiente da Associação Brasileira de Saúde Coletica (Abrasco) divulgou um documento em que critica a ascensão de Michel Temer à Presidência da República e condena as primeiras ações do governo interino. Segundo a carta, trata-se de uma "agenda golpista" que tem por objetivo beneficiar o avanço do capital sobre direitos conquistados, precarizando o Sistema Único de Saúde, criminalizando movimentos sociais e retirando a soberania do povo brasileiro quanto à gestão dos recursos naturais do país. Veja, neste link, a íntegra do texto lançado durante a 22ª Conferência Mundial de Promoção da Saúde.

EAD oferece mais de mil vagas em cursos de especialização a distância

A Educação a Distância da ENSP está com inscrições abertas para alunos e tutores em dois cursos oferecidos no âmbito do convênio com a Universidade Aberta do Brasil, do Ministério da Educação (UAB/MEC). Os cursos de especialização Impactos da Violência na Escola e Gestão em Saúde disponibilizam ao todo mais de mil vagas. Confira as oportunidades e leia todas as informações disponíveis nos respectivos editais. 

GT que articula educação emancipatória e tecnologias digitais de informação e comunicação recebe propostas

O GT Pensamento crítico e a educação emancipatória na formAÇÃO dos trabalhadores de saúde mediada pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) - criado no âmbito do VII Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde ( VII CBCSHS/Abrasco) - está recebendo propostas. A ideia com esse espaço é compartilhar experiências e projetos educativos mediados pelas TDIC, buscando mobilizar diferentes sujeitos e espaços de pensamento e ação, para o diálogo em torno das distintas possibilidades de expressão da formAÇÃO dos trabalhadores da saúde, na perspectiva emancipatória. Interessados em participar podem enviar resumos até o dia 30 de maio, às 21h (horário de Brasília), exclusivamente pelo formulário eletrônico do Congresso.

Saúde do trabalhador: curso aprimora políticas em São Paulo

O Seminário de Avaliação e Acompanhamento do Curso de Especialização a Distância em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana do Município de São Paulo, promovido pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) e a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMSSP), teve início nesta terça-feira (10/5), na cidade de São Paulo, e contou com participação do secretário municipal de Saúde (SMS-SP), Alexandre Padilha, e do diretor da ENSP/Fiocruz, Hermano Castro. O evento, que se estende até quarta-feira (13/5), abordará os desafios que norteiam a Política de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora, como também apresentará os trabalhos de conclusão de curso de 143 especialistas em saúde do trabalhador. "Pretendemos que os TCCs gerem ações que contribuam para o aprimoramento das políticas na área de saúde do trabalhador do município", almejou Rita Mattos, coordenadora do curso.
 

 

EAD: nova formação em segurança do paciente seleciona alunos

Estão abertas as inscrições para o Curso de Especialização em Segurança do Paciente para Profissionais da Rede de Atenção às Urgências e Emergências (RUE). Essa nova formação está sendo oferecida pela ENSP na modalidade a distância e conta com momentos presenciais. Ao todo, estão disponíveis 1.100 vagas, e as inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet até o dia 8 de junho de 2016. O curso tem como objetivo proporcionar o desenvolvimento de competências e conhecimentos científicos sobre as questões da qualidade e da segurança do paciente como questões-chave da prestação de cuidados de saúde, e seu coordenador será o pesquisador do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da ENSP, Walter Mendes, membro do comitê de implementação da Política Nacional de Segurança do Paciente.

Novo curso a distância sobre segurança do paciente seleciona tutores até 23/5

Estão abertas as inscrições de tutores para o curso de especialização em Segurança do Paciente para Profissionais da Rede de Atenção às Urgências e Emergências, oferecido na modalidade a distância. A chamada visa selecionar profissionais que atuarão na nova formação, cujo objetivo é proporcionar o desenvolvimento de competências e conhecimentos científicos acerca de questões da qualidade e da segurança do paciente enquanto questões-chave da prestação de cuidados de saúde. A seleção é voltada para profissionais com nível superior com especialização e comprovada experiência docente em processos educativos, bem como experiência em serviço nas áreas de: qualidade em saúde e/ou segurança do paciente. O pesquisador da ENSP e coordenador do curso, Walter Mendes, destacou que, em breve, o edital de seleção de alunos para esta nova formação será divulgado.

Inscrições abertas para curso a distância sobre Segurança do Paciente em Portugal

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição do Curso Internacional de Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente, oferecido pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade de Nova de Lisboa, Portugal, na modalidade a distância. A formação é voltada para profissionais de nível superior nas áreas da saúde ou afins, que exerçam ou pretendam exercer funções em instituições de saúde nos diferentes níveis de cuidado: atenção primária, hospitalar, cuidado continuados; tanto no setor público como no privado em Portugal, Brasil, países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palops) e em Timor-Leste. As inscrições vão até o dia 15 de maio e o curso oferece um total de 20 vagas.

Atualização: Comunicado do curso de Especialização em Gestão em Redes de Atenção à Saúde da EAD/ENSP

A Direção da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) lamenta profundamente o adiamento da data de início do curso de Especialização em Gestão de Redes de Atenção à Saúde, na modalidade a distância, e esclarece que o mesmo foi necessário para atender as exigências legais de formalização de processos administrativos e contratos para execução de cursos numa instituição pública, resguardando-a jurídica e administrativamente. Nesse sentido, até que se tenha resolvido a questão administrativa, o curso não tem data prevista para início de suas atividades.


Rua Leopoldo Bulhões, 1480 – Prédio Professor Joaquim Alberto Cardoso de Melo
Manguinhos – Rio de Janeiro – RJ  CEP: 21041-210
Coordenação da EAD • Tel. (21) 2598-2996 • Secretaria Acadêmica • E-mail: secalato@ensp.fiocruz.br
Seleção (candidatos aos cursos e público em geral) E-mail: pseletivo@ead.fiocruz.br. Tel: (21) 2598-2445
Acompanhamento (alunos dos cursos na modalidade EAD) • E-mail: acompanhamento@ead.fiocruz.br • Tel: (21) 2598-2488
Certificação (egressos na modalidade EAD) • E-mail: seca.adistancia@ensp.fiocruz.br • Tel. (21) 2598-2727.