saltar para o conteúdo da página
formulario de login
formulario de busca
fale conosco

Home > Notícias

04.09.2015

Notícias

CD ENSP se reuniu durante greve da Fiocruz

Nesta terça-feira (4/8), durante a greve da Fiocruz, o Conselho Deliberativo da Escola Nacional de Saúde Pública se reuniu para discutir o movimento e delinear os serviços essenciais que continuam funcionando na Escola durante a paralização dos servidores. A ENSP seguirá com o atendimento ambulatorial no Centro de Saúde Escola Germano Sinval Farias (CSEGSF), Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh) e Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF) para os pacientes já agendados. Os prazos de inscrição nos cursos de pós-graduação serão mantidos (desde que não haja alteração no edital ou mudança informada diretamente pela coordenação dos cursos), bem como as bancas de qualificação e as defesas. A direção definiu ainda que o CD ENSP manterá encontros semanais durante a greve. As decisões aprovadas pelo Conselho Deliberativo serão encaminhadas à reunião do Comando de Greve da ENSP, nesta quarta-feira (5/8). As sessões acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, das 10 às 12 horas, na sala 410. Dúvidas ou questionamentos podem ser esclarecidos no e-mail: comandodegreveensp@gmail.com.

Política e Gestão da Saúde Pública a distância na EAD: oportunidade para tutores

Estão abertas as inscrições de tutores para o curso de aperfeiçoamento em Política e Gestão da Saúde Pública para o Ministério Público, na modalidade a distância. As inscrições vão até o dia 17 de julho e estão disponíveis 10 vagas efetivas, mais cinco candidatos serão selecionados como suplentes, afim de assegurar a substituição imediata de tutores caso seja necessário.

EAD: curso de avaliação em saúde está com inscrições abertas até 17/7

Estão abertas as inscrições de alunos para o curso de especialização de Avaliação em Saúde, na modalidade a distância da ENSP. A formação, voltada para profissionais de nível superior que atuem ou queiram atuar na área de monitoramento e avaliação, tem um total de 100 vagas e as inscrições podem ser feitas até o dia 17 de julho. Ele foi desenvolvido pela Escola em parceria com o Departamento de Monitoramento e Avaliação do SUS, da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde (Demas/SE/MS). 

Colunista divulga curso capacitação da ENSP para controle do tabaco

A Comunidade de Práticas sobre Controle do Tabaco, criada pelo Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde (Cetab/ENSP) e a Coordenação de Educação à Distância (EAD/ENSP) com o objetivo de padronizar e melhor instrumentalizar os fiscais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o cumprimento da nova regulamentação de controle do tabaco, foi noticiada na coluna do jornalista Ancelmo Gois, no site do O Globo. A iniciativa, que formará mil fiscais da Anvisa, também foi divulgada nos principais jornais de Sergipe e Alagoas. 

Iniciativas estimulam controle e inibem comércio ilícito do tabaco

Com o objetivo de padronizar e melhor instrumentalizar os fiscais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o cumprimento da nova regulamentação de controle do tabaco, o Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde (Cetab/ENSP) e a Coordenação de Educação à Distância (EAD/ENSP) lançaram a Comunidade de Práticas sobre Controle do Tabaco. Aprovada em 2011, mas regulamentada em 2014, a Lei 12.546 proíbe o ato de fumar cigarrilhas, charutos, cachimbos, narguilés e outros produtos em locais de uso coletivo, públicos ou privados, como halls e corredores de condomínios, restaurantes e clubes - mesmo que o ambiente esteja parcialmente fechado por uma parede, divisória, teto ou toldo. "Os fiscais da Anvisa devem ter base para autuar esses ambientes e saber se estão de acordo com a legislação. O propósito é agregar conhecimentos e promover o compartilhamento de informações, experiências e formas de atuação", afirmou a coordenadora do Cetab/ENSP, Valeska Figueiredo.

EAD: novo prazo para divulgação de candidatos selecionados ao curso em gestão de redes

A Coordenação de Educação a Distância da ENSP informa que devido à grande quantidade de inscrições efetuadas ao processo seletivo para preenchimento das vagas ofertadas ao curso de especialização em Gestão de Redes de Atenção à Saúde, a lista com os candidatos selecionados será publicada a partir da segunda quinzena de junho de 2015 neste ambiente.

Livro articula teoria e prática na atuação contra TB

Controle da Tuberculose: uma proposta da integração do ensino-serviço é tema de uma publicação produzida pela ENSP, por meio da Educação a Distância da Escola em parceria com o Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF). A coletânea, organizada pela médica sanitarista Maria José Procópio de Oliveira, foi publicada pela Editora Fiocruz. O livro é voltado aos trabalhadores da saúde e traz conteúdos e debates atualizados para o controle e a assistência da tuberculose, uma das doenças infecciosas que mais causam mortes no Brasil, principalmente no Rio de Janeiro. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é um dos 22 países com alta carga de tuberculose e onde o enfrentamento da doença deve ser considerado prioridade. 

Especialização em Gestão de Redes de Atenção à Saúde: inscrições prorrogadas

Foram prorrogadas, até o dia 24 de abril, as inscrições para o curso de especialização em Gestão de Redes de Atenção à Saúde. Ao todo estão disponíveis 600 vagas para todo o Brasil. O objetivo desta formação é apoiar a política de constituição de redes, com uma proposta de formação de concepção sistêmica focada na compreensão do processo de construção das redes em suas diferentes dimensões. A ênfase é no planejamento e gestão, especialmente nas dimensões de diagnóstico e desenho de estratégias de intervenção, organização da atenção e sua gestão, com a utilização, em especial, de mecanismos de coordenação assistencial. As inscrições devem ser feitas no site da Educação a Distância da ENSP.

ENSP abre ano letivo 2015 com palestra de Marilena Chauí no dia 18/3

A filósofa Marilena Chauí é a convidada para a abertura do ano letivo da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) em 2015. A aula magna terá como tema Contra a Universidade Operacional e está marcada para o dia 18 de março, às 14 horas, no auditório do Museu da Vida/Fiocruz. Segundo a expositora, o assunto aborda o processo por meio do qual a universidade pública brasileira vem sendo transformada e descaracterizada, desde os anos 1970, quando deixa de ser uma instituição social para se tornar uma organização, ou seja, 'uma entidade isolada cujo sucesso e cuja eficácia se medem em termos da gestão de recursos e estratégias de desempenho e cuja articulação com as demais se dá por meio da competição'. A atividade é aberta a todos os interessados e não é necessária inscrição prévia.

ENSP oferece mais de duas mil vagas em cursos lato sensu e EAD

Mais de duas mil vagas estão disponíveis nos cursos ofertados pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca nas modalidades lato sensu e educação a distância, nos variados temas da Saúde Pública em todo o país. Os interessados devem acessar a Plataformas SigaLS (curso de especialização) ou o site do EAD/ENSP para conferir os editais e fazer as inscrições. Confira todos os detalhes de cada uma das formações.


Rua Leopoldo Bulhões, 1480 – Prédio Professor Joaquim Alberto Cardoso de Melo
Manguinhos – Rio de Janeiro – RJ  CEP: 21041-210
Tels (21) 2598-2463 (Secretaria Acadêmica) • (21) 2598-2445 (Processo Seletivo) • (21) 2598-2996 (Secretaria-Coordenação Geral)