saltar para o conteúdo da página
formulario de login
formulario de busca
fale conosco

Home > Notícias > Destaque

01.09.2014

Notícias

Abertas inscrições para sete cursos de especialização

curso_aluno_capa_2esq.jpgCom o objetivo de aprofundar conhecimentos e habilidades técnicas em setores específicos do saber, a ENSP está com inscrições abertas para sete cursos de especialização em sua grade. Os cursos, que atraem estudantes tanto brasileiros como de países da América Latina e da África de Língua Portuguesa (Palops), integram um programa de formação baseado em competências, que vêm se mostrando fundamentais para o aprimoramento do SUS e o fortalecimento das ações e serviços de saúde em nível local, nacional e, cada vez mais, global. Todas as inscrições devem ser feitas por meio da Plataforma Siga.

Especialização em Vigilância Sanitária

O curso de especialização em Vigilância Sanitária tem por objetivo formar especialistas capazes de identificar, analisar e intervir nos problemas que se apresentam no campo da vigilância sanitária, considerando o contexto da saúde pública e a necessidade de transformação das práticas para o alcance de maior efetividade das ações. Esta formação pretende ainda contribuir para o desenvolvimento de atitudes necessárias ao desempenho ético da vigilância sanitária de forma complementar, habilitando os profissionais para atuar nos diversos níveis do sistema. As inscrições devem ser feitas pela internet na Plataforma Siga. Lá também está disponível o edital.

É voltado para profissionais graduados, inseridos ou não nos serviços de vigilância, sendo oferecidas 35 vagas. Sua carga horária total é de 480 horas e será ministrado às segundas, terças e quartas-feiras, em horário integral. O curso está estruturado em quatro Unidades de Aprendizagem, construídas com base em competências. Três delas estão organizadas em temas e uma será transversal ao curso, com carga horária distribuída em todas as Unidades de Aprendizagem. As unidades de aprendizagem são: Fundamentos em Saúde Pública, Vigilâncias em Saúde, Vigilância Sanitária e Metodologia Científica, como unidade transversal.

A seleção será feita em duas etapas: análise de currículo e entrevista. O resultado final será divulgado em 9/3/2012 e ficará afixado no mural do Serviço de Gestão Acadêmica e divulgado na Plataforma Siga.

Inscrições até: 18/1/2012

Especialização em Gestão da Atenção Básica

O curso de Especialização em Gestão da Atenção Básica está na sua terceira turma e é voltado para alunos egressos do Curso de Especialização em Saúde da Família, nos moldes da residência/Residência Multiprofissional em Saúde da Família, que é oferecida pela ENSP. Esta formação tem como objetivo promover o desempenho de excelências nas diversas áreas de gestão do serviço público de saúde relacionadas à implementação e ao acompanhamento da Gestão da Atenção Básica e da Estratégia de Saúde da Família (AB/ESF). As inscrições devem ser feitas pela internet na Plataforma Siga. Lá também está disponível o edital.

A especialização é oferecida pela Vice-Direção de Escola de Governo em Saúde (EGS/ENSP/Fiocruz) por meio de sua coordenação de Ensino. O programa tem carga horária total de 2.880 horas distribuídas em doze meses de duração, em tempo integral, com carga horária semanal de 60 horas. O programa está sob a coordenação das pesquisadoras da EGS/ENSP, Helena Seidl e Roberta Gondim. Serão oferecidas seis vagas, e a previsão é que as aulas iniciem em maio de 2012.

Vale ressaltar que o público-alvo do curso são profissionais de saúde de nível superior, como médicos, enfermeiros, cirurgiões-dentistas, assistentes sociais, psicólogos e nutricionistas, que sejam egressos do Curso de Especialização em Saúde da Família, nos moldes de residência/Residência Multiprofissional em Saúde da Família da ENSP/Fiocruz.

A seleção será realizada entre os dias 13 e 16 de fevereiro de 2012. O resultado será divulgado no dia 24/2/2012 e ficará afixado no mural do Serviço de Gestão Acadêmica e divulgado na Plataforma Siga. Não serão fornecidas informações por telefone.

Inscrições até: 20/1/2012

Especialização em Saúde Pública

O curso de especialização em Saúde Pública - a formação mais tradicional da ENSP - foi criado em 1926 e faz parte da grade curricular da Escola desde 1954. Assim como nos anos anteriores, estão sendo oferecidas 30 vagas para o curso que tem a duração de um ano e carga horária total de 690 horas. Esta formação é voltada para profissionais graduados ligados à área da saúde ou áreas afins. As inscrições devem ser feitas pela internet na Plataforma Siga. Lá também está disponível o edital.

Sua estrutura curricular é constituída de cinco blocos, e quatro compreendem os principais temas da saúde pública. São eles: Desafios e perspectivas da saúde pública; Saúde, ambiente e sociedade; Políticas, sistemas, serviços e prática de saúde; Vigilância em saúde; Promoção da saúde e organização do trabalho em saúde. Um dos blocos é transversal e aborda a metodologia de pesquisa e o grupo de orientação pedagógica, ambos voltados para a construção da monografia de final de curso.

A seleção dos alunos acontecerá em três etapas: prova escrita, análise de currículo e entrevista. A prova escrita está marcada para o dia 13 de março e tem caráter eliminatório. No mesmo mês, entre os dias 28 e 31, serão realizadas as entrevistas e análise de currículos. Essas duas etapas têm caráter classificatório. O resultado final será divulgado no dia 1º de abril no mural do Serviço de Gestão Acadêmica e na Plataforma Siga.

Inscrições até: 6/2/2012

Especialização em Gestão de Hemocentros

O curso de especialização em Gestão de Hemocentros tem como objetivo formar especialistas em Gestão de Hemocentros para que desenvolvam suas habilidades técnicas específicas e possam desenvolver esta função como componente estratégico da gestão e operacionalização de seus processos de trabalho. As inscrições devem ser feitas pela internet na Plataforma Siga. Lá também está disponível o edital.

A escolha metodológica preferencial para o desenvolvimento do curso é o Ensino Baseado em Problemas (EBP). A arte de pensar e julgar para decidir uma das características fundamentais da gerência - exige outros saberes além dos exclusivamente técnicos; exige maior amplitude e lateralidade de pensamento. Por isso, é recomendado aos gestores de todos os níveis que adquiram formação avançada para estimular sua mente e sua curiosidade, visando à busca de novos horizontes e perspectivas sobre a realidade em que estão inseridos.

O emprego da EBP pretende formar profissionais habilitados e comprometidos com o trabalho e aptos a questionar criticamente, identificar e resolver problemas, tomar decisões com amplitude e lateralidade de pensamentos, capazes de adquirir conhecimentos ao longo de suas vidas profissionais, de trabalhar em equipe, aprender
a ouvir, responder e participar de discussões relevantes.

Inscrições até: 15/2/2012

Especialização em Promoção de Ambientes Saudáveis e Sustentáveis

O curso de especialização em Promoção de Espaços Saudáveis e Sustentáveis tem entre seus objetivos desenvolver estudos sobre fatores ambientais relativos ao ambiente construído e sua relação com a saúde, enfocando a forma como a população, os profissionais e as autoridades constituídas podem transformar ambientes para torná-los saudáveis e sustentáveis, além de discutir a realidade política e gerencial da habitação saudável e do saneamento, identificando tópicos de maior relevância. As inscrições devem ser feitas pela internet na Plataforma Siga. Lá também está disponível o edital.

É voltado para profissionais de nível superior (com graduação plena ou tecnólogos) que tenham interesse na área de Gestão e Tecnologias do Saneamento. Ao todo, serão oferecidas no mínimo 15 e, no máximo, 20 vagas. O curso é coordenado por Cláudia Gonçalves Thaumaturgo da Silva e Márcia Moysés, com carga horária total de 396 horas.

Inscrições até: 16/2/2012

Especialização em Gestão e Tecnologias do Saneamento

O curso de especialização em Gestão e Tecnologias do Saneamento pretende capacitar profissionais para utilizar o aparato técnico-científico, multidisciplinar, que rege a gestão e a avaliação de serviços públicos no Brasil, com ênfase em saneamento básico; atualizar e aperfeiçoar os conhecimentos dos alunos, de modo a que estejam aptos a atender satisfatoriamente às novas demandas e habilidades exigidas na área da Gestão e Tecnologias do Saneamento; gerar ampliação do conhecimento sobre a gestão e a avaliação de projetos na área de saneamento básico, elementos relevantes para o desenvolvimento das atividades nesta função; produzir conhecimento, análises e avaliações sobre as formas de atuação em gestão e avaliação de projetos, com ênfase em saneamento básico, que permita gerar uma visão crítica para a construção e disseminação de novos paradigmas de gestão e avaliação.

As inscrições devem ser feitas pela internet na Plataforma Siga. Lá também está disponível o edital.

O processo de ensino e aprendizagem baseia-se no ensino em sala de aula, com exercícios práticos de leituras, e na elaboração da monografia para o final do curso. As disciplinas serão voltadas para o conteúdo com base teórica atualizada, complementada por exercícios e simulações, estudo de casos e visitas técnicas quando possível, mas não haverá práticas de laboratório, pois não é o perfil do curso. Para a concretização dos objetivos propostos em cada disciplina o corpo docente disporá, entre outras, das seguintes estratégias para o desenvolvimento do conteúdo programático: aulas expositivas, trabalhos individuais e de equipes, leitura comentada, recomendação de leituras básicas e complementares, estudo dirigido, seminários temáticos, debates e discussões em grupo.

As informações transmitidas em aulas expositivas serão complementadas por leitura de bibliografia recomendada, que permita autonomia para a pesquisa, discussões críticas e aperfeiçoamento dos alunos. A forma de abordagem de cada disciplina ficará a critério de cada professor responsável, que poderá propor atividades de acordo com o desenvolvimento da turma ou grupos de orientandos, conforme os temas escolhidos para a elaboração da monografia.

Inscrições até: 16/2/2012

Especialização em Vigilância em Saúde Ambiental

O curso de especialização em Vigilância em Saúde Ambiental pretende desenvolver competências técnicas, organizacionais e comunicativas que possam ser aplicadas no desenvolvimento de planos de ações de vigilância em saúde ambiental; articular conhecimento e serviço na leitura e compreensão de problemas e cases socioambientais que interfiram na saúde da população; analisar determinantes e condicionantes ambientais associados aos efeitos adversos na saúde; elaborar propostas de intervenção que visem ao gerenciamento de riscos ambientais, atendendo tanto à perspectiva da prevenção/promoção da saúde como à do pós-dano; elaborar estratégias participativas de comunicação e percepção de riscos envolvendo comunidades e territórios vulneráveis.

As inscrições devem ser feitas pela internet na Plataforma Siga. Lá também está disponível o edital.

Inscrições até: 16/2/2012

Rua Leopoldo Bulhões, 1480 – Prédio Professor Joaquim Alberto Cardoso de Melo
Manguinhos – Rio de Janeiro – RJ  CEP: 21041-210
Tels (21) 2598-2463 (Secretaria Acadêmica) • (21) 2598-2445 (Processo Seletivo) • (21) 2598-2996 (Secretaria-Coordenação Geral)